21 de fev. de 2010

Boa tarrde!

Como alguns já conhecem,sou o João Gabriel,(aquele cara chato que escreve pro Design de Fachada) dono do blog Design de Fachada. Fui convidado pelo Willy a ser colunista aqui no TD, e então aqui estou eu =)

Como primeiro post, vou falar um pouco da prostituição que está ocorrendo em torno de nossa profissão...

Muitos de nós se já não tiveram,ainda terão clientes que os desvalorizem como profissional. Aquele que pedirá que você cobre mais barato para ele poder ver "se você é bom", e até os mais caras-de-pau, que oferecerão a "divulgação" do seu nome em troca de um job. Mas o pior é que esse tipo de cliente está cada vez mais comum,  tendo em vista que o número de profissionais desqualificados só cresce. São os famosos micreiros, ou sobrinhos,como prefirirem.

Navegando pela internet é a maneira mais bizarra de se encontrar tal prostituição, desde o LogoMaker (não é piada,inventaram um programa que substitui todo trabalho árduo que é a criação de uma marca) até esse tipo de proposta abaixo:

Ganhe dinheiro sugerindo logotipo e nome para loja

Boa noite para todos.
sou dono de uma rede de loja de informática, mais estou querendo abrir outra com outro nome.
estou pagando R$ 30,00 reais para o nome selecionado.
estou pagando R$ 60,00 reais para a logo selecionada.
sendo que para o nome que eu escolher para a loja estarei pagando a quantia de R$ 30,00 reais para o criador do nome, e R$ 60,00 para a logo
escolhida para a loja, sendo que você pode enviar só o nome da empresa
como também o nome e a logo.

para participar você deve enviar por e-mail.
1º o nome da loja ou a logo, (ou os dois).
2º seu nome e telefone para contato.
3º Assunto (loja de informática)
E-MAIL: masters_ff@hotmail.com
Resultado será informado aqui mesmo no fórum na data 28/01/2010
Boa sorte a todos.

O que eu mais acho interessante nesse email não é nem somente o preço pago (que convenhamos, não paga nem a conta de energia que você irá gastar) mas o diferencial do comércio: Loja de Informática. "Cada um tem o design que merece."

Outra proposta famosa que pega principalmente os designers iniciantes, é de você fazer um trabalho sem o compromentimento por parte do cliente, ou seja, se ele só paga pelo trabalho se você quiser. Eu mesmo já me enfiei em uma situação parecida, em que o cliente queria que eu fizesse uma arte e mandasse para ele ainda ver se queria me contratar. Uma dica: fuja!
Ofereça seu portfolio caso ele duvide de sua competência, mas evite trabalhar caso ele não assuma um compromisso.

Pois são essas atitudes que diferenciam um profissional de um micreiro, a da valorização de seu trabalho. Não estou falando pra você ir cobrando preços absurdos logo de cara, mas não se desvalorize! Porque se você o fizer, o único tipo de cliente que você irá atrair, é do estilo "LogoMaker".

***
Espero o feedback de vocês pessoal! Semana que vem tem mais!=D
@designdefachada


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

2 comentários: on " "

Eyla Tammela disse...

Se ele oferece isso, é por que certamente tem gente que aceita. Um absurdo um "designer" aceitar um leilão do seu trabalho desta maneira. A gente estuda, investe, trabalha e vem um palhaço e faz uma proposta escandalosa dessa! É revoltante!

"Cada um tem o design que merece." II
Muito bom o post.
@eyladesin

Daniel Lima disse...

O designer, o diretor de arte, o publicitário, o criativo em si diminui a valorização do trabalho a partir do momento em que permite que situações como essas aconteçam frequentemente. O que separa os homens dos meninos é a atitude de discordar ou não do pouco caso que fazem com nossos trabalhos. Eu passei por várias situações semelhantes e ainda passo, quando o cliente diz que quer 'sentir' o meu trabalho antes de contratar envio o link do meu portfólio, caso queira meu serviço muito bem, caso não queira, melhor ainda pois não devemos permitir que esse abuso aconteça e prefiro não fazer o job para um tipo de cliente desse.

Gostei demais do post e vou indicar aos colegas designers, diretores de arte e publicitários.

Abraços.

Postar um comentário